26.3.14

Prólogo: Das Crenças - Outras

Além das crenças nos Sete e em centenas de deuses menores - todos de uma forma ou outra ligados aos Sete - existem outras religiões completamente que rompem com a cosmogonia do mundo ou totalmente dela deslocadas. Essas outras crenças concedem poderes concedidos a seus clérigos da mesma forma que os sete, porém não gozam do mesmo status ou fama.

Sethia: A Mãe Terra


De acordo com o mito da criação do mundo, os deuses se sacrificaram para dar origem a todos os seres mortais do planeta. Uma das deusas a se sacrificar, Sethia, é a deusa que deu origem ao solo fértil no qual crescem as plantas e vivem os animais.

Porém, para muitos isso não passa de uma mentira inventada pelos governantes humanos, elfos e anões para justificar os abusos sobre a natureza. Sethia está viva e aprisionada. As raças civilizadas se utilizaram de algum ritual profano e meta-terreno para prender a deusa. 

Um ritual semelhante foi utilizado, algumas eras depois, pelo Rei Mago - atual Lich Rei - para prender Velamir no fundo do Mar Interior. Tudo isso é apenas uma parte de um plano insano e complexo para tomar o lugar dos Sete (no caso, dos Oito) para que as famílias nobres humanas, anões e elfas possam ascender como divindades maiores no "espaço" deixado por tais deuses. Alguns dos seguidores dessa fé acreditam que uma tentativa frustrada de ascender como divindade resultou na transformação do corpo e da mente do Rei Mago da era anterior.

Com a chegada da Alta Druida, esse culto passou de uma crença desorganizada, para um culto organizado e com um objetivo fixo: ganhar a guerra contra a civilização pervertida e enlouquecida! Enquanto alguns acreditam que tal guerra deve ser travada nas cidades, outros acreditam que ela deve ser travada dentro dos corações e mentes das populações enganadas por seus regentes.

Representação: Devido à natureza desse culto, não existem muitas representações da mãe terra. Para se identificar e ostentar seu orgulho, essa fé se utiliza do símbolo da Alta Druida.

Símbolos Sagrados e Trajes: Servos dessa divindade devem evitar ao máximo o uso de armaduras metálicas, dando preferência a armaduras de couro e de materiais extraídos da natureza de forma respeitosa ("sustentável"). A mesma recomendação se aplica também as armas, embora muitos façam uso de armas de aço de modo a obter melhores resultados. Como símbolo sagrado, tais sacerdotes utilizam ramos de viscos, patas de animais mortos por caçadores, pedras coletadas em leitos de rios e folhas de árvores antigas e raras, dependendo do grau de "vingatividade" do seguidor em questão.



Ritos: A maior parte dos rituais dessa religião está ligada a louvar e a proteger a natureza. Como o culto começou a ser organizado apenas nos últimos anos com o surgimento da Alta Druida, ainda não existe um conjuntos de procedimentos seguidos por todos os seguidores.

A crença na mãe terra convoca seus seguidores a:
  • Proteger a mãe terra e todos os outros espíritos da natureza
  • Buscar por novas formas menos destrutivas de viver e aconselhar os outros a fazer o mesmo
  • Lutar contra a conquista dos deuses por parte dos regentes
  • Respeitar e ouvir com atenção as palavras de sabedoria da Alta Druida

Datas Comemorativas: Não existem datas comemorativas nesta religião, embora alguns fieis comemorem a ascensão da Alta Druida.

Títulos: Natureza, Mãe Terra, Deusa em Correntes

Domínios: Vingança, Vida, Fogo, Gelo, Tempestade, Feras, Fertilidade, Plantas

Adeptos da Vontade

Essa estranha crença é a mais nova doutrina de que se tem notícia no Império do Dragão. Surgiu como uma corrente do culto de Desejo, e conseguiu ser considerada como herética mesmo em uma doutrina caótica e libertina como a do deus/deusa. Devido às polêmicas envolvidas em seu conjunto de crenças, o culto dessa doutrina é proibido em algumas regiões ou condados do Império do Dragão.

A “Vontade” é uma doutrina e não uma religião, porque professa a inexistência dos deuses. Para essa doutrina, deuses não existem. Mas, então, como os clérigos conseguem conjurar magia divina? Simples. Assim como os magos conseguem canalizar as energias do universo por meio de estudo e conhecimento teórico, os clérigos canalizariam energia por meio de sua fé, de sua vontade de criar um determinado efeito. Sim, a fé nos deuses realiza milagres, mas não por causa do objeto da fé (os deuses) e sim devido a própria fé. E Verenestra? Verenestra é apenas um Dragão Dourado muito poderoso. Portanto, os adeptos da vontade ensinam seus seguidores (por meio de manuais secretos, místicos e herméticos) a desenvolver a fé em si mesmo e em sua vontade, de modo a usar a energia que impulsiona toda a vida (a Vontade, que não é um deus, mas uma mera energia) para alterar o universo a seu redor de acordo com seus desígnios.

Os adeptos da Vontade pregam o auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal. Existem boatos que alguns deles buscam até mesmo pela vida eterna. Detratores da doutrina dizem que foram esses ideais que levaram o Rei Mago a enlouquecer e transformar-se no Lich Rei. A hierarquia dos clérigos é medida com base em suas realizações e conquistas. E a todo momento clérigos mais bem sucedidos tomam o lugar dos menos bem sucedidos. O principal ensinamento do mundo é que os mais fortes e capazes (que sabem canalizar melhor sua vontade) tem o direito de impô-la sobre aqueles que não sabem o que querem.

Representação: A vontade é uma energia abstrata e, portanto não possui uma representação, apenas um símbolo abstrato (ver abaixo).

Símbolos Sagrados e Trajes: Não existem trajes específicos para essa doutrina, ainda mais que a ordem religiosa mais se assemelha a uma sociedade secreta. Contudo, espera-se que seus membros usem roupas coerentes com o status social que possuem ou desejam alcançar. Um símbolo abstrato adorna os locais de reuniões simbolizando a vontade.

Ritos: Os ritos dessa doutrina são compostos de estudos dos textos místicos e da meditação. Uma vez por semana (se possível), os clérigos devem encontrar com membros para discutir os textos, a administração da sociedade ou para realizar rituais de meditação coletiva.

Os Adeptos da Vontade comandam seus seguidores a:
  • Colocar sua vontade e suas conquistas à frente de tudo
  • Não curvar-se a ninguém fora dos adeptos. E dentro, apenas, temporariamente
  • Estudar os textos místicos de forma a aperfeiçoar seu próprio poder

Datas Comemorativas: Não existem datas comemorativas nesta crença. Embora algumas reuniões especiais sejam realizadas em datas cabalísticas.

Domínios: Todos.

Nenhum comentário: